A implementação da solução tem como foco o envolvimento das partes interessadas e o treinamento dos usuários assim como a mudança da cultura organizacional

PROBLEMA CENTRAL 

Um problema central das soluções convencionais de TI consiste na adequação entre: 

[1] o sistema

[2] a realidade dinâmica da organização

[3] os próprios usuários.

O desenvolvimento de um sistema a partir dos métodos convencionais exige um significativo esforço organizacional, tempo, recursos humanos e materiais, que normalmente são compartilhados com as próprias atividades essenciais do negócio. Por outro lado, a aquisição de um novo sistema exige que a organização se adapte às suas funcionalidades. Além disso, em ambos os casos, a realidade das organizações atuais é muito dinâmica exigindo modificações que ficam limitadas pelo processo tradicional de desenvolvimento. Finalmente, a participação dos usuários na modelagem e mais tarde na progressiva adequação do sistema implantado é mediada pela participação de programadores e analistas, o que normalmente envolve tempo e recursos preciosos que poderiam ser utilizados no próprio negócio.

 

O FOCO DA IMPLEMENTAÇÃO

De modo diverso ao que ocorre com os processos convencionais, a solução desenvolvida pela Paradigma tem como base a modelagem on line - em tempo real - das funcionalidades do novo sistema mediante a utilização do FRACTAL SYSTEM.

Esta modelagem e a respectiva implantação do sistema resultante ocorrem no âmbito de um PROJETO INTEGRADO que é especificado e contratado pelo cliente em conformidade com as necessidades da sua organização e do seu negócio.

O foco da implementação da solução proposta pela Paradigma consiste na ADEQUAÇÃO entre: o sistema desenvolvido, a realidade dinâmica da organização e os usuários do sistema. Portanto, implementar a solução significa:

[1] realizar a modelagem completa de um sistema para a organização conforme os requisitos solicitados pelos usuários utilizando o FRACTAL SYSTEM

[2] implantar o sistema com as respectivas informações

[3] testar e realizar o refinamento progressivo do sistema até seu modelo estável

[4] treinar os usuários e construir o respectivo know-how no âmbito da organização.

 

PRINCIPAIS ASPECTOS DA IMPLEMENTAÇÃO

A busca de conformidade entre o sistema de gestão, a realidade da organização e a visão dos usuários, envolve os seguintes componentes: 

[1] Pesquisa & desenvolvimento

A nossa equipe oferece todo suporte para pesquisa de normas, documentos, legislação, publicações técnicas e científicas que possam servir como parâmetros para que a modelagem do sistema esteja adequada às necessidades do cliente e suas regras de negócio. A pesquisa e desenvolvimento também deve procurar explicitar os conhecimentos implícitos da organização, de modo a integrá-los ao sistema que será compartilhado pelos diversos tipos de usuários. 

[2] Modelagem de sistema

Toda a modelagem do sistema – que é realizada com o FRACTAL SYSTEM – é realizada inicialmente pela equipe da Paradigma, com base nas regras do negócio, solicitações dos usuários, normas e legislações em vigor. Os usuários podem acompanhar passo-a-passo em tempo real toda a modelagem, propor alterações, acréscimos e inclusões dos itens previstos no escopo do projeto. A modelagem deve envolver as partes interessadas através de um processo participativo e sistemático, convergindo para o comprometimento dos diversos segmentos da organização com relação à solução desenvolvida e a respectiva  mudança da cultura organizacional.  

[3] Atividades iniciais de alimentação do sistema

Quando se tratar de levantamento de dados e fotos mediante a utilização de dispositivos móveis, o primeiro ciclo é realizado pela equipe da Paradigma. O projeto contratado pode prever que a partir da conclusão do primeiro levantamento de informações as sucessivas atualizações sejam realizadas sem a participação, com a participação parcial ou que continue a contar com a participação total da nossa equipe. 

[4] Treinamento dos diversos tipos de usuários do sistema

Um aspecto importante para adoção de uma nova solução para a gestão organizacional consiste em sua institucionalização. Neste sentido, o treinamento dos diversos tipos de usuários, realizado de forma metódica e apoiado por material instrucional de boa qualidade, constitui um elemento fundamental. Em linhas gerais, devemos ter em vista o treinamento dos seguintes tipos de usuários: 

[-1-] os usuários que participam da modelagem do sistema;

[-2-] os usuários / gestores que utilizam o sistema para planejamento e tomadas de decisão cotidianas;

[-3-] os usuários que compartilham a alimentação do sistema;

[-4-] os profissionais responsáveis pela gestão da tecnologia na organização.

 

Todo este processo converge para a implementação de um SISTEMA estável que poderá ser objeto de um novo ciclo de adequações graças ao FRACTAL SYSTEM. 

Portanto, o objetivo da Paradigma não consiste em “comercializar mais um software” e sim implementar uma solução sob medida para cada cliente, de forma ágil e segura, envolvendo todo o ciclo da modelagem, disseminação da solução e treinamento dos usuários da organização. Uma solução que poderá ser objeto de sucessivas modificações pelos gestores em conformidade com as necessidades dos usuários, da organização e de suas regras de negócio, sem a necessidade de programadores e analistas de sistemas. Solução que modifica a cultura da organização proporcionando as condições para que todas as partes interessadas passem a atuar de forma pró-ativa e não simplesmente de forma contemplativa com relação aos processos gerenciais da organização.